domingo, 19 de fevereiro de 2012

Martinho da Vila menciona Niltinho ao fim de reportagem.

Martinho da Vila: É Carnaval! Até a tristeza se alegra
Rio - O povo brasileiro é o mais alegre do mundo. Um rosto pode chorar e rir ao mesmo tempo. Há velórios festivos, cortejos fúnebres com música, palmas no descer de caixões à sepulturas. Interpretamos canções tristes sem tristeza e pulamos alegremente nos carnavais com o choro do Pierrô Apaixonado de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres: “Um Pierrô apaixonado, que vivia só cantando, por causa de uma colombina acabou chorando, acabou chorando. A colombina entrou no botequim, bebeu, bebeu, saiu assim, assim, dizendo: Pierrô cacete, vai tomar sorvete com o arlequim. Um grande amor tem sempre um triste fim. Com o Pierrô aconteceu assim. Levando esse grande chute foi tomar vermute com amendoim”.Para nossa alegria, Benedito Lacerda e Humberto Porto criaram uma jardineira que ficou triste com a morte de uma flor; Newton Teixeira e Cristóvão de Alencar se decepcionam com o mal-me-quer, assim como Nássara e Frazão falaram mal das flores belas: “Oh! Jardineira por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu? Foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu”. “Eu perguntei a um malmequer, se meu bem ainda me quer, e ele então me respondeu que não. Chorei, mas depois eu me lembrei que a flor também é uma mulher que nunca teve coração”. “Entre uma rosa amarela, um cravo branco e um jasmim, encontrei a Florisbela entre as flores de um jardim. Implorei um beijo dela e ela nem olhou pra mim. Afinal as flores belas, todas elas, são assim”.Sem lamento algum nos alegramos com a insinceridade da Aurora, criada por Mário Lago e Roberto Roberti, assim como cantamos para uma moreninha de corrente de luz dos olhos que faz cegar, de João de Barro e Lamartine Babo: “Se você fosse sincera, ô ô ô ô Aurora! Veja só que bom que era, ô ô ô ô Aurora! Um lindo apartamento com porteiro e elevador e ar refrigerado para os dias de calor. Madame antes do nome você teria agora. Ô ô ô ô Aurora!”. “Vem moreninha, vem tentação! Não ande assim tão sozinha, que uma andorinha não faz verão. Dizem morena que o teu olhar tem corrente de luz que faz cegar e o povo anda dizendo, que esta luz no teu olhar a Light vai mandar cortar”.Nos finais de bailes, antes do hino da Cidade Maravilhosa, de André Filho, nos despedimos alegremente com a saudade do Max Nunes e do Laércio Alves, que sofreram por um amor: “Bandeira branca amor, não posso mais. Pela saudade que me invade eu peço paz”. Vamos sonhar e cantar como fizeram Niltinho e Haroldo Lobo: “Tristeza, por favor vai embora. Quero voltar aquela vida de alegria, quero de novo cantar”.


Publicado no Jornal O Dia em 18/02/2012 http://odia.ig.com.br/portal/opiniao/martinho-da-vila-%C3%A9-carnaval-at%C3%A9-a-tristeza-se-alegra-1.408897

Nenhum comentário:

Postar um comentário